Garimpo ilegal sofre mais uma derrota com operação de combate dentro dos Campos Amazônicos

Garimpo ilegal sofre mais uma derrota com operação de combate dentro dos Campos Amazônicos

 Garimpo ilegal sofre mais uma derrota com operação de combate dentro dos Campos Amazônicos - News Rondônia

Os trabalhos de combate aos crimes ambientais em terras protegidas estão sendo fortemente implementados no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Uma unidade de conservação ambiental, o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, tem sofrido com a ação e a invasão provocada por garimpeiros ilegais. A criminalidade no interior da unidade, que abrange os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, sofreu uma derrota com uma operação da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança Pública.

Dentro da unidade, foi encontrado um verdadeiro aparato de destruição: equipamentos utilizados pelos garimpeiros para extrair ouro de terras protegidas. O saldo da operação resultou na apreensão de pelo menos seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores-bomba para sucção de minério, motocicletas e caixas separadoras.

De acordo com os órgãos, cerca de 16 barracas que serviam de abrigo para os garimpeiros ilegais foram destruídas. Além disso, foram encontrados aproximadamente 8 mil litros de óleo diesel, utilizados para abastecer os equipamentos de extração.

Ainda segundo a Polícia Federal, os trabalhos de combate aos crimes ambientais em terras protegidas têm sido intensificados sob a liderança da ministra Marina Silva. Essa atuação tem garantido uma estratégia sólida de enfrentamento à criminalidade ambiental na Amazônia brasileira, promovendo o fechamento do cerco contra invasões em terras indígenas, o desmatamento e a destruição de áreas de conservação ambiental na região.


Por Emerson Barbosa | News Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários